© GAGICRC 2017 | Ficha Técnica

Campanha de Recolha "Solidário"

bannersolidario

Campanha de Recolha Gagicrc Social Solidário


Recolha de:

  • Alimentos (de longa e curta duração);
  • Roupas em bom estado de uso (todas as idades, tamanhos e género);
  • Brinquedos em bom estado de uso;
  • Livros e Material Didático.

 

cartazsolidario


Ajude-nos a ajudar as pessoas mais carenciadas do nosso concelho


Local de Entrega:
R. Leopoldo de Almeida, 9 A/B, Gab. 5, Lumiar, 1750-137 Lisboa
Mais Informações:
Contactos: Telefone: +351-217-522-080, Telemóvel: +351-963-209-557, Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

O resultado de toda a campanha será doado à: Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Ludoteca Bom, Pastor, Rua Vasco da Gama Fernandes, 11, Alta de Lisboa


Promovido por: GAGICRC Social - Gabinete de apoio à gestão de informação e conhecimento em redes colaborativas vertente Social

 

campanhah small

 

Sobre a Congregação
A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor é uma congregação religiosa católica, constituída como ONG desde 1996. Dinamiza a Ludoteca Bom Pastor, localizada na Rua Vasco da Gama Fernandes, na Alta de Lisboa.

 

maxresdefault


A Ludoteca é um serviço vocacionado para: o desenvolvimento da criança com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos proporcionando atividades educativas; apoio a famílias carenciadas; apoio a adultos através da aquisição de competências a nível da alfabetização, costura e culinária; a comunidade em geral. Objetivos: Promover competências pessoais e sociais em crianças jovens e adultos; Promover o sucesso escolar; Apoiar famílias sinalizadas da comunidade, capacitando-as para uma maior eficácia no desempenho das suas funções parentais; Desenvolver a autonomia de crianças e jovens, fortalecendo a sua autoestima e autoconfiança; Fomentar o desenvolvimento pessoal, social e comunitário; Promover junto das crianças e jovens o respeito pelos outros, o cumprimento de regras e a importância da cidadania; Facilitar as aprendizagens informais; Promover estilos de vida saudáveis.
A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor (mais conhecida por Congregação das Irmãs do Bom Pastor) é uma congregação religiosa católica fundada em França em 1835, por Santa Maria Eufrásia Pelletier, e que se encontra atualmente presente em todo o Mundo, tendo chegado a Portugal em 1881. O nome de “Bom Pastor” condensa em si, o Carisma, a Missão e a Espiritualidade. O Bom Pastor que conhece, guarda, alimenta, cuida e procura aquela que se perdeu, é o modelo proposto a cada Religiosa do Bom Pastor, a cada Colaborador/a ou Amigo/a que nela trabalha, Tinha como objetivo de “tornar presente junto de jovens e mulheres a Misericórdia de Deus que acolhe e acarinha todos, especialmente os mais carentes e feridos pela sociedade”. O seu carisma e espiritualidade, provenientes da Ordem da Nossa Senhora da Caridade, dividem-se em dois grupos distintos dentro desta mesma congregação: por um lado, existem as comunidades de Irmãs contemplativas do Bom Pastor, as quais vivem em clausura conventual e dedicadas, sobretudo, à oração; por outro lado, existem as comunidades de Irmãs de vida ativa (ou apostólica) do Bom Pastor e que prestam um importante apoio de reintegração na sociedade às mulheres e crianças vítimas de maus-tratos e de pobreza. Santa Maria Eufrásia dirigiu a Congregação até à sua morte, em abril de 1868. Até à data, havia no mundo todo 110 casas. Foi canonizada em maio de 1940 pelo Papa Pio XII. Atualmente, em Portugal existem 13 casas, sendo que na Diocese de Lisboa as Irmãs do Bom Pastor estão presentes em cinco: Casa Provincial, Casa de Sant’Ana, Residência na Parede, Lar Maria Droste e Residência na Alta de Lisboa. O serviço das Irmãs do Bom Pastor dirige-se particularmente a mulheres, crianças, jovens e famílias vulneráveis. A Congregação é uma ONG (Organização Não Governamental) desde 1996, com assento na Organização das Nações Unidas e no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, no combate contra o tráfico humano.
Missão – Impelida por esta Misericórdia de Jesus o Bom Pastor, a Congregação tem por Missão: acolher jovens e mulheres com o seu filhos, excluídas e/ ou em situação de risco, e ir ao encontro de pessoas e Famílias em idênticas situações, como colaboradoras da Missão Redentora da Igreja.
Valores – Acolhimento, Reconciliação, Justiça, Solidariedade, Misericórdia, Respeito, Diálogo, Trabalho em Equipa e Redes, Aperfeiçoamento Contínuo, Tolerância e Alegria, Bondade, Compaixão, Serviço e Compreensão.
Em 2001, a Câmara Municipal de Lisboa implementou o processo de realojamento da população que vivia em bairros e aglomerados habitacionais carenciados e precários, no âmbito do Programa Especial de Realojamento (PER). Procedeu-se assim à extinção dos bairros da Quinta Grande e Musgueira, para dar lugar à Alta de Lisboa. Com o encerramento do Espaço Jovem do bairro da Quinta Grande (resposta local desde 1997), fincou vincada a falta de respostas estruturadas para crianças e jovens. Devido às novas circunstâncias locais, e de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas Irmãs do Bom Pastor na comunidade, procurou-se dar resposta às necessidades e carências sentidas durante este processo. Surge assim a Ludoteca Bom Pastor, com o objetivo de receber temporariamente as crianças que terminavam as atividades escolares de forma a promover o seu bem-estar, mantendo-as ocupadas e acompanhadas durante a ausência dos pais. Como o número de crianças inscritas foi aumentando gradualmente, sentiu-se a necessidade de dinamizar atividades lúdicas que fossem ao encontro dos interesses de todas as crianças. Desta forma, a Ludoteca começou a construir uma oferta alternativa a complementar a animação sociocultural de tempos livres. No entanto, com o decorrer do tempo e após a solicitação de alguns pais, a Ludoteca assume outras funções e começa a prestar apoio ao estudo, auxiliando as crianças e jovens na realização dos trabalhos de casa e na preparação para as fichas de avaliação. Atualmente a Ludoteca Bom Pastor desenvolve a sua intervenção com as crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Promove o direito a brincar, estimula a criatividade, desenvolve competências e conhecimentos, desperta o gosto nas crianças pela leitura, acompanha e colabora na execução de tarefas escolares. Durante as interrupções letivas (Carnaval, Páscoa, Verão e Natal) são dinamizados ateliers de costura, manualidades e culinária. Paralelamente a estas atividades, as Irmãs do Bom Pastor intervêm com a população adulta, famílas carenciadas e com a comunidade em geral. Uma vez que a iliteracia ainda representa 5% da população da freguesia de Santa Clara (dados da Junta de Freguesia de Santa Clara) é lecionado um curso de alfabetização informal. As Irmãs do Bom Pastor, através da Ludoteca, apoiam atualmente 35 famílias referenciadas na comunidade, através da distribuição de bens alimentares que são doados por entidades parceiras. Devido aos excedentes que algumas entidades doam, é possível distribuir o lance pelas crianças que frequentam a Ludoteca e ainda para os jovens que frequentam o projeto promovido pelas Raízes – Associação de Apoio à Criança e ao Jovem.

campanhav small